domingo, 28 de agosto de 2011

Como um avião voa?


Se Você é um 'Leigo' na aviação, então você deve se perguntar: Como ''Djabo'' um avião sai do chão...
Aqui está uma explicação simples, porem um pouco longa:

No voo de cruzeiro, nivelado, a uma velocidade constante, a aeronave definitivamente tem que ter:
EMPUXO = ARRASTO
SUSTENTAÇÃO = PESO

Se o arrasto for maior que o empuxo, a aeronave vai desacelerar. Se o empuxo for maior que o arrasto, a aeronave vai acelerar.

Da mesma forma, se a sustentação for menor que o peso do avião, o avião descerá. Ao aumentar a sustentação, o piloto faz o avião subir.

Empuxo
O empuxo é uma força aerodinâmica que deve ser criada para que o avião supere o arrasto (observe que o empuxo e o arrasto atuam em sentidos opostos na figura acima). Os aviões geram empuxo usando hélices,motores a jato ou foguetes. Na figura acima, o empuxo provém de uma hélice - que funciona como uma versão um ''pouco'' mais potente que um ventilador doméstico puxando o ar pelas lâminas.

Arrasto
O arrasto é a resistencia ao movimento de um objeto num fluido (como o ar - a água também é um fluido ). Uma forma de sentir o efeito do arrasto é colocar a sua mão para fora da janela do carro. Sua mão produz arrasto e voce pode nota-lo facilmente movendo da posição horizontal, para a vertical. Isso funciona quase que como os SPOILER's de uma aeronave, cortando a sustentação e produzindo ARRASTO.
Em corridas pilotos de moto ou bicicleta se abaixam nas retas para poderem ficar ''menores'' e assim ganhar velocidade, e erguem o torso nas freadas para aproveitar o arrasto(Spoilers)

É para reduzir o arrasto que logo após a decolagem um avião de passageiros recolhe o trem de pouso e flaps, guardando-os na fuselagem e asas do avião. Assim como piloto de moto, o piloto do avião quer tornar a aeronave o ''menor'' possível para reduzir o arrasto. Já na hora do toque, o piloto quer tornar o avião o ''maior'' possivel em relação ao VENTO para assim, parar com mais facilidade, por isso abre os SPOILERS.

Peso
Todo objeto na Terra tem um peso (incluindo o ar)

O peso de um objeto é a força gravitacional sofrida por este objeto em virtude da atração nele exercida por um outro corpo massivo.

Algo complexo não? Emfim, é o resultado da força da gravidade exercida sobre a massa de um objeto... o peso pode mudar devido às Forças G aplicadas sobre um objeto, mais a massa sempre será a mesma... no caso um objeto de Y massa, na gravidade zero ele não pesa nada, mais a massa continua Y.

Sustentação
Sustentação é a força aerodinâmica que mantém um avião no ar. Provavelmente é a mais complicada das quatro para explicar sem usar muita matemática. Nos Aviões a sustentação é gerada pelas ASAS, já nos helicopteros é gerada pelo ROTOR, que são ASAS ROTATIVAS, e giram ao redor de um eixo, produzindo assim a velocidade aerodinamica necessaria pra sair do solo com pouquissima ou nenhuma velocidade em relação ao solo.

Em Breve escreverei um post voltado somente à Sustentação...
Fonte: Wikipedia, Google, Livros do PP

Nenhum comentário:

Postar um comentário